Consultor Imobiliário Internacional
26/10/2022 - Paisagismo
Entenda as diferenças entre cada um deles e escolha o profissional mais adequado para cada necessidade do seu jardim.
Em época de primavera, para ajudar a entender qual especialista melhor se encaixa com cada função, conversamos com alguns profissionais e listamos as diferenças entre os floristas, paisagistas, jardineiros e um designers florais. Confira abaixo:
Florista e designer floral
O florista realiza a montagem de arranjos de flores, vasos, buquês e outras decorações florais, prestando atendimento aos clientes. Em conjunto trabalha o designer floral, que é o responsável pela criação destes arranjos, decorações e cenários, dentro dos estilos desejados.
Márcio Leme é designer floral e explica que trabalha com a arte das flores, desenhando e criando as composições. “O designer é o artista floral que desenha e cria os arranjos, e que também é um florista. O florista tem técnica para confecção de arranjos, enquanto o designer floral tem a técnica e o trabalho de criação”, ele explica.
Sobre as particularidades da sua profissão, Márcio também cita que todo designer floral é florista, mas não necessariamente também é jardineiro ou paisagista. “O jardineiro trabalha mais junto aos paisagistas. Nem todo paisagista é um designer floral, e vice versa. O designer floral até pode opinar em um jardim ou montar um jardim para um evento, mas não vai ter a durabilidade e o conhecimento técnico de plantio, solo e luz que um paisagista ou jardineiro têm”, acrescenta.
Paisagista
Por outro lado, o trabalho de um paisagista nem sempre está atrelado às plantas, mas elas são as protagonistas quando o assunto é embelezar as paisagens, conforme explica a paisagista Laís Campos. “O arquiteto paisagista é responsável pela transformação da paisagem, ou seja, tudo o que nossos olhos alcançam. Porém, ficamos responsáveis pelas áreas externas e internas, no quesito projetar espaços com plantas”, ela comenta.
Para a paisagista Mônica Costa, o trabalho do arquiteto paisagista é, principalmente, integrar o ambiente natural com as interferências humanas. “O desafio é criar essa conexão entre a natureza e as materialidades. O paisagismo aliado à arquitetura integra essa relação desde sua criação, é uma colaboração entre os dois mundos”, ela afirma.
Jardineiro
Já o jardineiro cuida da restauração, organização e manutenção de jardins. De acordo com o site do Senac – instituição educacional que oferece um curso livre na área –, o profissional é o responsável pela escolha de espécies e mudas para compor e manter jardins saudáveis, além de recuperar áreas danificadas. “A diferença entre o paisagista e o jardineiro é a mão de obra. O jardineiro executa o jardim projetado pelo paisagista, e ambos se complementam e se ajudam”, informa Laís.
Como um ponto de semelhança, há uso das plantas como matéria-prima para a construção de jardins agradáveis e bonitos, conforme explica Mônica. “O paisagista é quem vai fazer uma leitura geral da obra e a projeção de onde se pode plantar. Mas a busca pelo belo através das plantas vai ser sempre a principal semelhança”, ela diz.
Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Videos/Paisagismo/noticia/2022/09/diferencas-entre-designer-floral-florista-jardineiro-e-paisagista.html
CARLOS BIZETTO
Corretor de Imóveis | CRECI 236271-F
DTB Florida Realty | Corretor Parceiro Internacional
Política de Privacidade
Indaiatuba, SP
www.carlosbizetto.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.